II Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.

Em 2017 (16 a 24 de julho), no território quilombola de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro-PE, encontraram-se cerca de duas centenas de professoras, e professores, estudantes, investigadoras e investigadores, oriundos da Universidade do Porto (Portugal), do Instituto Universitário de Artes e Tecnologia (Cabo Verde), de Universidades do Brasil (UEC, UFPE, FACHUSC; IF, URCA, UNILAB, UFPB, UnB, UFRB), Comunidades Quilombolas vizinhas do território de Conceição das Crioulas, no I Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.

A experiência foi exitosa e nos animou para a realização do II Encontro: 14 a 20 de julho de 2019 na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro, Brasil-PE)

realização e organização: AQCC – Associação Quilombola de Conceição das Crioulas

IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação, i2ADS (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)

Este Encontro permitiu uma excepcional aproximação da comunidade com outros parceiros, partilhar experiências de luta, e o entendimento do modo singular como essa comunidade construiu uma consciência colectiva sobre si, interiorizando nas suas vidas os resultados das lutas, os modos como se edificaram as resistências perante as injustiças que enfrentaram. Ao mesmo tempo, os participantes compreenderam a capacidade do povo crioulense de socializar a sua história e o processo de construção de uma identidade auto-confiante e plena de dignidade.

O II Encontro será organizado no seguinte formato:

1. ‘Rodas de conversa’ promovidas por pessoas da comunidade;

2. ‘Oficinas’, dirigidas por mestras e mestres da comunidade;

3. ‘Visitas ao território’, acompanhadas por ‘guias’ locais;

4. Apresentações de resultados de trabalho realizado nas escolas e na comunidade;

5. Almoço de partilha de sabores e saberes;

6. Sessão de debate de ‘comunicações’ enviadas pelos participantes externos;

7. Exposições.

O II Encontro é aberto e destinado a investigadoras e investigadores, professoras e professores e estudantes universitários que entendam a necessidade da descolonização do conhecimento, e se inscrevam na luta contra a discriminação e a desigualdade.

A participação no II ENCONTRO, realiza-se por inscrição prévia, individual ou colectiva, que poderá ser aceita ou não pela organização. A participação implica o pagamento de uma taxa (200 reais – 50 €), correspondente às despesas inerentes à estada na comunidade.

aqcccrioula@yahoo.com.br

i2ads@fba.up.pt