I Congresso “Diálogos entre Brasil e Portugal — O ensino artístico que temos e o que queremos”

Este Congresso apresenta uma representativa parte da comunidade de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de ambos os países (assim como de interessados de outros países) procurando dinamizar fortes Diálogos entre Brasil e Portugal, mapeando os questionamentos sobre as práticas do ensino artístico nos dois países, para sobre eles tecer uma consciência epistemológica que clarifique as possibilidade de mudança e ajustamento aos dilemas contemporâneos, numa vinculação política a um esforço descolonial, alargando-o para a valorização da língua portuguesa nos territórios da investigação internacional.

Abertura

Apresentação pública dos objetivos do Congresso e dos processos em que irá decorrer.

Professor Doutor Paulo Luís Almeida (i2ADS/FBAUP)
Professora Doutora Roberta Puccetti (FAEB)

Conferências

“Arte/Educação na América Latina e no Brasil”, Ana Mae Barbosa (USP/Anhembi-Morumbi).

“O ontem, o hoje e o amanhã do ensino das Artes Visuais em Pernambuco”, Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (PPGAV/UFPE).

“Inscrever a Arte e a Educação Artística numa Prática Descolonial”, José Carlos de Paiva (i2ADS/FBAUP)

Conferência Principal

“As viagens dos sentidos: as lutas pela dignidade na reinvenção dos saberes”, Bruno Sena Martins (CES/UC)

Roda de Conversa #01

Moderação de Paulo Nogueira (i2ADS/FPCEUP)

“Luminescências: imagens, imaginação e outras pequenas revoluções políticas para uma poética de formação docente”, Rita Bredariolli (IA/UNESP)

“Ana, Paulo e John: por uma filosofia descolonial da arte através da educação”, José Afonso Medeiros Souza (UFPA)

“Sendo ‘killjoy’: um olhar crítico de uma investigadora em educação artística sobre o Plano Nacional das Artes”, Catarina S. Martins (i2ADS/FBAUP)

“A partir do que for dito”, Jorge Ramos do Ó (IEUL)

Mesa Redonda #01

Moderação de Sidiney Peterson Ferreira de Lima

“A arte como ferramenta de descolonização”, Liliana Regina Ghirardello Dell’Agnese (Anhembi-Morumbi)

“Confluências entre a abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais e a educomunicação, como proposta decolonial para uma arte/educação que queremos”, Mauricio Virgulino Silva (USP)

“Territórios da invenção artística: As poéticas de Anna Bella Geiger e Grada Kilomba”, Francisca Rosália Silva Menezes (UNILAB)

“O ensino do Desenho na perspectiva descolonial”, Francisco Angelo Meyer Ferreira, Carlos Henrique Romeu Cabral, Demison Costa da Silva e Élyde Regina de Santana (IFPE)

“Arte na educação: uma mirada foucaultiana”, Kelly Sabino (USP)

Mesa Redonda #02

Moderação de José Carlos de Paiva

“A escuta entre nós: reflexões a partir das vozes das comunidades”, Flávia Wanderley Lira (FBAUP)

“Africanidades e afrodescendências, narrativas, práticas epistemológicas desfronteiriças que banham sujeitos, linguagens, políticas e memórias”, Juliana Holanda e Kiusam Regina Oliveira (ISCTE-IUL, UFES)

“A planta de algodão frente aos monocultivos da mente – entre nordeste brasileiro e ilha de São Vicente”, Rita Rainho (i2ADS/FBAUP)

“Sistematização da prática docente de trabalho somático para as artes cênicas”, Renata Bittencourt Meira (IA/UFU, CHAIA/UE)

“O que é uma ária? ou a utilização da linguagem operática nos espectáculos infantis”, Mário João Alves (FBAUP)

“Ka-A: e mata me chama”, Mariana Kellermann (UFPA)

“Live-installation: estratégias estéticas em tempos de sustentabilidade global”, Nádia Saito (CRC)

Mesa Redonda #03

Moderação de Catarina Almeida

“Da energia ruidosa do Plano ao cansaço da Escola”, Mário Azevedo (i2ADS/ESMAE)

“A Educação Artística nos primeiros anos da Educação Básica no Brasil”, Edite Colares Oliveira Marques (UECE)

“As Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio Brasileiro”, Pedro Miguel Aoki Sugeta (UEL, FBA/UVIGO)

“A formação do professor de artes e as ‘competências’ nos documentos oficiais do Brasil”, Ana Marcia Akaui Moreira e Isabel Bezelga (UNISANTOS, UE)

Mesa Redonda #04

Moderação de Margarida Dourado Dias

“Relatos Ficcionais e Ficções (re)Inventadas: Um relato sobre a orientação de dois TCCs sobre animação e Amazônia”, Márcio Lins de Carvalho (UFPA)

“ARTESANeando identidades: experiências em arte educação com artesanias”, Rita Inês Petrykowski Peixe e Amélia Maña Domes (IFSC, IEA Oriol Martorell)

“Enter@rte: Proposta educacional para ensino da Pop Art”, Sandra Regina Paula de Souza (PPGARTES/IFCE)

“Entre arte, raízes e artesania: Lucia Loren sobre o pensar as sutis relações da vida”, Rita Inês Petrykowski Peixe e Rita Noguera (IFSC)

“Para uma aprendizagem incompleta – O desenho e a recusa em ser obra” Paulo Luís Almeida, Sílvia Simões e J. Jorge Marques (i2ADS/FBAUP)

Mesa Redonda #05

Moderação de Mariana Delgado

“Dentro da escola é tudo mais bonito, mas é preciso respirar”, Ilda Cristiana Lima de Sousa (i2ADS/FBAUP)

“O contributo da atividade artística e patrimonial para a educação”, Olga Sotto (CIEBA)

“Fundação Côa Parque em harmonização com a Educação Formal da Secretaria de Educação do Distrito Federal”, Adriana Prado, Adriana Andrade, Carlos Rodrigues e Isabel Felipe (UE, SEEDF)

“Problematizações de uma investigação em educação artística diante do arquivo pessoal de Elvira Leite”, Amanda Midori (i2ADS/FBAUP)

“A pesquisa como prática pedagógica na formação docente”, Luciana Barros (IFMA)

Mesa Redonda #06

Moderação de Tiago Assis

“Entr(e)folhas: Um oficina como atividade reflexiva”, Viga Gordilho e Teresa Almeida (EBA/UFBA, VICARTE, FCT/UNL, i2ADS/FBAUP)

“Tendências eco-necessárias no actual ensino das Artes Visuais em Portugal e o potencial de um exploratório trans-cultural”, Elisabete S. Oliveira (CIEBA/FBAUL, IEUL)

Roda de Conversa #02

Moderação de Alexandra Sá Costa (CIIE/FPCEUP)

“Ensino de arte no Brasil: inventariando o que temos, o que queremos e o que não queremos ter”, Leda Guimarães (UFG)

“Histórias para mapear o ensino artístico que temos e vislumbrar o que queremos”, Rejane Galvão Coutinho (IA/UNESP)

“Síndrome de Porthos: Da crítica à paralisia e a paralisação como crítica e desnaturalização do dever-ser professor”, Tiago Assis (i2ADS/FBAUP)

“Imersões e inversões: possibilidades poéticas e estéticas para processos de formação docente”, Sidiney Peterson Ferreira de Lima (IA/UNESP)

Encerramento

Encontro por Zoom de membros da Comissão Científica e debate aberto.